Somente no terceiro trimestre do ano, o número de passageiros no Rio Branco Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, foi de aproximadamente 105 mil pessoas que utilizaram as estruturas do terminal, o que representa um crescimento de 26% em relação a 2021 e 15% no mesmo período de 2019. O resultado se deu graças ao aquecimento do mercado local e ao forte trabalho de desenvolvimento de tráfego desenvolvido pela VINCI Airports, que também assegurou volume recorde de passageiros no mês de setembro, com fluxo 20% superior ao registrado em 2019.
Nos primeiros nove meses do ano, o total de passageiros transportados cresceu 10% se comparado ao período pré-pandemia. Os números são ainda maiores quando o comparativo se refere ao mesmo período do ano passado, pois as estatísticas indicam um aumento de 51% na circulação de passageiros pelo terminal aeroportuário. Em números, o Rio Branco Airport movimentou quase 289 mil passageiros de janeiro a setembro deste ano.
O número de pousos e decolagens também apresentou um crescimento considerável, pois no terceiro trimestre de 2022 o terminal registrou um total de 2.191 voos, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado e de 33% se comparado ao período pré-pandemia. No acumulado do ano, foram realizadas 5.837 pousos e decolagens, um crescimento de 15% em relação aos primeiros nove meses de 2021 e de 25% em comparação ao período entre janeiro a setembro de 2019, ou seja, antes da pandemia.
A CEO da Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destacou que: “os dados positivos demonstram a recuperação da malha e a confiabilidade que as companhias aéreas têm na prestação de serviços e no retorno dado pela VINCI Airports. Esta fase de retomada econômica apresenta números bastante animadores no Rio Branco Airport, inclusive, já em setembro, tivemos um fluxo 20% superior ao registrado em 2019, um recorde na história do Aeroporto”.