O ambulante Valmir da Silva, de 61 anos, cumpre fielmente a rotina anual de vender salgados e sucos no dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele estacionou a bicicleta dele em frente à UVerse, na Avenida Ceará, bairro Jardim Primavera, em Rio Branco. A rotina é para ganhar um dinheiro extra e garantir o pão na mesa durante a semana.
“Eu já faço isso há mais de 10 anos e tenho muito orgulho. Eu trouxe 65 salgados e falta vender só uns 10. Cada um custa dois reais e já saio daqui com uns 200 reais no bolso, porque também vendo o suco de fruta. É sempre bom ganhar um dinheiro extra, e quem não gosta né?”, brinca o ambulante.
Neste ano, diferente de 2020, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas. O segundo dia de aplicação de provas será no próximo domingo, dia 28. O Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
No Acre, 17 cidades aplicam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste primeiro dia para os candidatos. Já no segundo, serão aplicadas a provas de matemática e suas tecnologias, e ciências humanos e suas tecnologias. No Acre, para ingressar em um dos cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac), única instituição de ensino superior publica do estado, é necessário ter realizado o exame.