Os comerciantes ambulantes que se posicionaram em frente aos cemitérios de Rio Branco não estão felizes com as vendas desse sábado, dia 02. A redução já chega aos 50%, segundo informa um grupo de comerciantes que estavam vendendo velas, água e flores em frente ao Cemitério São João Batista.
"Eu não sei se eles estão com medo da chuva, mas as pessoas não chegaram em peso aqui ainda. Eu espero que melhore à tarde, porque agora de manhã não vendi nem a metade do que consegui vender no ano passado. Se for assim o dia todo, vou ficar no prejuízo. Investi meu salário aqui, e vou perder dinheiro", comenta Cosme Azevedo, de 36 anos.
Nesse Dia de Finados, a expectativa da Secretaria da Zeladoria de Rio Branco é de que ao menos 30 mil pessoas passem pelos cemitérios públicos da cidade, mas na prática, o número de visitantes é visivelmente menor que em anos anteriores. É o que confirma o a aposentada Maria de Fátima Farias, de 66 anos.
"Já faz 11 anos que eu venho vender aqui, para ganhar um casquinha extra, mas esse ano está muito devagar, nem tem gente visitando quase. Até a visita está menor mesmo. Se vem menos pessoas visitar, a gente vende menos. Muita gente que está vindo, nem compra nada. Até as velas estão saindo pouco esse ano", avalia.
No cemitério mais tradicional da cidade, o São João Batista, a previsão é que 7 mil pessoas visitem os túmulos neste sábado. Isso porque no local já foram sepultadas mais de 30 mil pessoas, entre elas anônimos e personalidades públicas que fizeram história por onde passaram. O espaço recebe mortos desde a década de 1940.
Atualmente, a Capital acreana tem cinco cemitérios comunitários, que não estão sob a gestão direta da Prefeitura de Rio Branco. As equipes da Zeladoria atuam também nos cemitérios São Camilo, na Comunidade Souza Araújo; do Ramal da Zezé (Belo Jardim); Vila Benfica; São João Batista; Daime Palmeiral (sede da comunidade daimista no bairro Irineu Serra); Cruz Milagrosa (Estrada Transacreana); Jardim da Saudade e Custódio Freire. Além desses, um cemitério particular, que é o Morada da Paz.