Com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco promove diversas atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI), celebrado até o dia 28 deste mês.
Na Capital acreana, a abertura da campanha, desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) desde 1963, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21, na sede da instituição de ensino especial.
O evento contou com a participação de Misma da Silva Maciel Fernandes e Agostinho de Souza Fernandes Júnior, coordenadores do grupo da Família da Apae RB, de Ana Lúcia Cunha, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Concede) e secretária do Centro de Apoio às Pessoas Com Deficiência Física do Acre-CAPEDAC, de Regiane de Queiroz Moreira, coordenadora do Programa Ruan, da Defensoria Pública, de Simone Lima, representando a Secretaria Municipal de Educação (Seme), de Lunayra Cristina Mota Melo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh) e de Ivan Ferreira, diretor da Sasdh.
De acordo com a direção da entidade, o objetivo é destacar a importância do vínculo entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com esse público.
A professora Maria do Carmo Pismel, a Carminha, presidente da Apae Rio Branco, ressaltou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A gestora enfatizou que a semana é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por essas pessoas e para promover ações que visam a inclusão e a igualdade de oportunidades.
“Temos que sensibilizar a todos sobre a importância de garantir um ambiente mais acessível e inclusivo para todos. A participação de todos é essencial para criarmos uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou a professora.
Segundo a Fenapaes, o tema deste ano incentiva a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. "As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos", enfatiza a federação.
Programação:
2º DIA 22/08/2024 (Quinta-feira)
ÁS 08 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 1º VÍDEO NAS REDES SOCIAIS DA APAE/RB
ÀS 14H: 30MIN
• RODA DE CONVERSA COM OS PDCS, FAMÍLIARES, REPRESENTANTES DAS EMPRESAS (MERCALE, ARASUPER, ALEAC): TEMA: A Importância do Trabalho para os PCDS E FAMILIARES DA APAE/RB.
PRESENÇA: Srº Antônio Jorge Felipe de Melo
FORMAÇÃO: Advogado, Assessor Jurídico da APAE/RB
3º DIA 23/08/2023 (Sexta-feira)
ÁS 08 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 2ª VÍDEO DA FAMÍLIA DO ALUNO (Tia-Francinete, João e Pablo) NAS REDES SOCIAIS
4º DIA 24/08/2023 (Sábado)
5º DIA 25/08/2024 (Domingo):
6º DIA 26/08/2024 (Segunda-feira)
ÀS 14 h - PALESTRANTE: Sr. João Aurélio - Clínica Fortalecer
FORMAÇÃO: Psicólogo
TEMA: O apoio ao responsável diante das dificuldades de cuidados em lidar com os filhos com deficiência.
7º DIA 27/08/2024 (Terça-feira)
ÁS 8 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 3ª VÍDEO DA FAMILIA DO ALUNO (Adyell Máximus) (NAS REDES SOCIAIS)
8º DIA 28/08/2024 (QUARTA FEIRA)
ÀS 14 HORAS – ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO:
*COM A CARREATA PELA CIDADE
PARTICIPAÇÃO:
*CIATRAN
*PAIS DE ALUNOS
*AMIGOS DIVERSOS
*CORPOS DE BOMBEIROS
*MOTO CLUBE CLÃ DO NORTE
*MOTO CLUBE FEMININO LOKAS