..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Aparelho de raios-x está quebrado e pacientes precisam ir a outros hospitais

Aparelho de raios-x está quebrado e pacientes precisam ir a outros hospitais

O equipamento de radiografia – o raios-x - da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Via Verde, no 2º Distrito de Rio Branco, está quebrada há vários dias e, segundo pacientes que chegam à unidade de saúde, o problema tem causado transtornos aos usuários que precisam de atendimento médico e avaliação de exames.

Alessandro Melo, de 29 anos, diz que chegou à UPA após um acidente automobilístico, e como não sabia se tinha fraturado algum asso, precisou da radiografia. Ficou surpreso quando os funcionários do hospital pediram que ele fosse até a UPA Franco Silva, no bairro Sobral, para realizar o exame.

“Eu fiquei indignado, porque não tinha nem como levar a gente. Eles disseram que lá não tinha ambulância e que não tinham como me levar. Precisei pedir um Uber para chegar lá na UPA. Agora você imagina a situação, porque não é fácil, de verdade, é constrangedor, humilhante isso que eles fazem”, reclama.

Outra usuária que foi surpreendida com a informação é a Melissa da Silva, de 19 anos. Ela conta que está com pneumonia e que quando o médico pediu a radiografia, foi orientada a procurar o Pronto Socorro, porque na UPA da Sobral o equipamento estaria em manutenção e na UPA da Cidade do Povo não tinha técnico.

“Eu simplesmente fui para o pronto-socorro, e quando cheguei lá, me disseram que lá não tinha obrigação de fazer, porque era da UPA. O rapaz me disse que ia ‘quebrar o meu galho dessa vez’, porque eu tinha ido de longe. Detalhe: eu paguei 24 reais de carro para chegar lá e mais 28 para voltar. Ainda bem que ei tinha dinheiro”, denuncia.

Segundo a gerente-geral da UPA Via Verde, Auxiliadora Vitorino, o equipamento está mesmo com problema, mas a denúncia de que é preciso pagar para ir a outros hospitais não precede. Vitorino informou que o hospital estaria com um carro disponível para os usuários que precisam se deslocar para fazer o exame de imagem.

“Os pacientes não estão indo ao Huerb, não. Eles estão indo aqui próximo, para a Cidade do Povo, mas eles estão fazendo aqui pertinho. A peça quebrou, e como não tem aqui, estamos esperando chegar pra ser consertado. Lá eles estão fazendo os raios-x certinho}”, retruca a gestora da unidade de saúde.