Uma pesquisa conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio) revelou que apenas 20,2% dos empresários e dirigentes de lojas em Rio Branco realizaram investimentos em estoques para o Dia das Mães. Esse dado contrasta com o otimismo dos empresários, onde 81,2% estão confiantes com as vendas para a data.
Entre os entrevistados, 33,7% acreditam que a semana que antecede o Dia das Mães é a mais movimentada, enquanto outros 33,7% destacam a véspera como o melhor dia de vendas. Quanto às estratégias de venda, as promoções lideram com 42,6%, seguidas por descontos à vista (17,8%) e concessão de crédito fácil (5,9%).
O método preferido de pagamento é o cartão de crédito para 40,6% dos consumidores, enquanto 7,9% preferem dinheiro em espécie e outros 7,9% optam por cartão de débito ou Pix.
Quanto aos valores das compras, a pesquisa indica uma distribuição diversificada, com 25,7% dos entrevistados, prevendo gastos entre R$ 50 e R$ 100, e 19,8% acima de R$ 200. Apesar do otimismo dos empresários, 38,6% dos entrevistados acreditam que os clientes estão endividados, enquanto 11,9% os consideram sem confiança.