As aulas da rede pública de ensino em Rio Branco, que deveriam reiniciar na primeira semana de março, foram adiadas, previamente, para o dia 14, em razão da terceira onda de infecção da Covid-19, que assola a capital acreana. A decisão foi comunicada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Dessa forma, as aulas que atingem alunos de creche, pré-escolas, e o ensino do 1º ao 5º, caso aprovado o retorno pelo Conselho Municipal de Educação, terão o calendário letivo anual reorganizado. O comunicado às escolas foi feito pela Diretora de Ensino da Semsa, Maria Zélia.
Desde março de 2020, quando se iniciou a pandeia, que as aulas presenciais não ocorrem, apenas no ensino remoto. Essa avaliação do Conselho também vai determinar o formato de retorno das aulas, se deve ser híbrido, presencial ou remoto. Há grandes chances de ser hibrido: uma semana na escola e outra em casa.
"Dependemos de um planejamento, porque, devido à pandemia, a gente precisa de uma avaliação do Conselho Municipal de Educação. Depende também das novas medidas restritivas que podem ou não ser baixadas e do decreto do Estado. Nesse momento, é esse o motivo", explicou o coordenador do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, Hélio Guedes Vasconcelos Silva.