As falhas no abastecimento de água de Rio Branco estão a cada dia mais comuns. De um lado, a população reclama que está com as torneiras sem o líquido, e do outro, o Departamento de Água e Saneamento (Depasa) tenta justificar que as falhas são por conta de panes ou rompimentos da encanação.
Com o feriadão assolado pela falta de água em vários bairros da região do Calafate, Universitário, dentre outros, o Depasa anunciou nas redes sociais que já conseguiu consertar a adutora de 400 milímetros que havia se rompido na Estrada do Calefate, com isso o abastecimento seria restabelecido.
O comerciante André Matos, que vende lanches no bairro Laélia Alcântara, foi um dos prejudicados pela falha no abastecimento. “Desde a semana passada está faltando água. Veio um dia, e já no sábado, parou de novo. A gente não consegue lavar o espaço, higienizar direito, então precisamos fechar, não tem como fica comprando água sempre”, reclama.
Segundo o Depasa, os bairros cujo abastecimento está sendo restabelecido são: Portal da Amazônia 1, 2 e 3, Morada Nova, Valdemar Maciel, Resid. Jequitibá, Novo Calafate, Laélia Alcântara, Parte do Wilson Ribeiro, Polo Geraldo Mesquita, Aroeira, Universitário, Jorge Kalume, Loteamento Ipê e Polo Geraldo Mesquita.
Matos conclui dizendo que apesar de ter sido anunciado no feriado, a água ainda não chegou à lanchonete dele. “Se voltou no domingo, só ligaram a bomba lá e esqueceram de liberar o cano aqui da rua, porque até agora, quase meio diz de terça, nada de água”, revela o comerciante do setor de alimentação.