Homens do Corpo de Bombeiros voltaram na manhã deste domingo (15) à Biblioteca da Floresta no Parque da Maternidade, em Rio Branco, para um trabalho de rescaldo no prédio após um princípio de incêndio ocorrido ontem à noite no local. O espaço está abandonado há anos pelo governo.
Eles foram acionados após o surgimento de fumaça no prédio.
O incêndio ocorreu em uma antiga sala de exposições onde há material acrílico e arquivos em papel.
Três viaturas foram acionadas para o trabalho.
O diretor-presidente da Fundação Elias Mansour, Manoel Pedro, o Correinha, afirmou que há um projeto de revitalização da biblioteca.
“Há mais de anos temos esse projeto, mas teve que sofrer alteração por conta do auditório que todo ano alaga. Ele teve um erro na origem do projeto e sempre tem presença de água dentro do auditório. Então sofreu essa alteração e teve que ser refeito, e a Sedur está com esse projeto agora pronto e concluído e já tem recurso assegurado de R$ 5 milhões. A gente já tinha essa preocupação, agora só redobra essa preocupação de a gente acelerar junto com a Sedur e os órgãos de governo esse processo de licitação para que a gente dê início a essa obra.”
Em nota, o governo informou que “os danos, de ordem material, resumiram-se à sala de exposições e ao entorno da sala, onde o incidente se iniciou, não afetando os acervos existentes na Biblioteca” que a “deverá ser solicitada uma perícia técnica para emissão de parecer conclusivo acerca da causa do incêndio. Em análise técnica superficial, acredita se tratar de um incêndio elétrico, mas será aguardado o laudo oficial do Corpo de Bombeiros”.