Os trabalhos na Estação de Tratamento de Água, Eta II, estão praticamente finalizados. Desde a semana passada, a Prefeitura de Rio Branco atua para resolver o problema da adutora que rompeu. Um serviço paliativo foi realizado e minimizou os prejuízos.
Mas a adutora voltou a apresentar vazamentos, mesmo assim conseguia fornecer mil litros de água por segundo, o que evitou o desabastecimento na capital. Essa subestação contempla 60% da produção. Por isso, um serviço definitivo começou a ser feito.
Uma equipe de São Paulo chegou a Rio Branco para ajudar no trabalho do Serviço de Água e Esgoto (Saerb). Dezenas de profissionais e máquinas pesadas passaram o dia inteiro trabalhando. A empresa paulista veio para fazer uma solda em um tubo chamado Polietileno de Alta Densidade, conhecido como PAD.
“Hoje estamos fazendo em definitivo com a ajuda dessa empresa de São Paulo que vai fazer a solda no PAD e paralelo a isso a gente está fazendo um reparo na tubulação que é mais antiga. A gente tem uma previsão de, no máximo, resolver o problema da captação por volta de 21h (desta quarta-feira)”, explicou Éder Alves, Engenheiro Civil do Saerb.
Com o trabalho finalizado, o abastecimento vai voltar a 100% da normalidade de forma gradativa, principalmente no Segundo Distrito e nos bairros Universitário, Tucumã, Calafate e Portal da Amazônia.
“Quando a gente terminar o serviço vai levar uns três dias para normalizar a chegada da água nas casas”, disse o engenheiro.
Também ajudaram nos reparos as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).