..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Após reparo na ETA II, prefeitura avisa que abastecimento será normalizado de forma gradativa

Após reparo na ETA II, prefeitura avisa que abastecimento será normalizado de forma gradativa

Os trabalhos na Estação de Tratamento de Água, Eta II, estão praticamente finalizados. Desde a semana passada, a Prefeitura de Rio Branco atua para resolver o problema da adutora que rompeu. Um serviço paliativo foi realizado e minimizou os prejuízos.

Mas a adutora voltou a apresentar vazamentos, mesmo assim conseguia fornecer mil litros de água por segundo, o que evitou o desabastecimento na capital. Essa subestação contempla 60% da produção. Por isso, um serviço definitivo começou a ser feito.

Uma equipe de São Paulo chegou a Rio Branco para ajudar no trabalho do Serviço de Água e Esgoto (Saerb). Dezenas de profissionais e máquinas pesadas passaram o dia inteiro trabalhando. A empresa paulista veio para fazer uma solda em um tubo chamado Polietileno de Alta Densidade, conhecido como PAD.

“Hoje estamos fazendo em definitivo com a ajuda dessa empresa de São Paulo que vai fazer a solda no PAD e paralelo a isso a gente está fazendo um reparo na tubulação que é mais antiga. A gente tem uma previsão de, no máximo, resolver o problema da captação por volta de 21h (desta quarta-feira)”, explicou Éder Alves, Engenheiro Civil do Saerb.

Com o trabalho finalizado, o abastecimento vai voltar a 100% da normalidade de forma gradativa, principalmente no Segundo Distrito e nos bairros Universitário, Tucumã, Calafate e Portal da Amazônia.

“Quando a gente terminar o serviço vai levar uns três dias para normalizar a chegada da água nas casas”, disse o engenheiro.

Também ajudaram nos reparos as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).