A onda de frio polar que chegou aos Estados de Rondônia e Acre trouxe consigo uma forte cortina de fumaça. Registros feitos em Porto Velho-RO e Rio Branco-AC mostram a intensidade da fumaça que cobre o céu das duas cidades.
De Rio Branco, o registro fotográfico é do fotojornalista Pedro Devani. Já em Porto Velho, a imagem foi feita pela fotógrafa Renata Silva e mostra bem como está a capital rondoniense.
Segundo estudos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, a fumaça é proveniente de municípios próximos. Há mais de 15 dias o fogo destrói uma área de reserva, que faz com que a fumaça se desloque para a cidade, acentuada pela força dos ventos.
No Acre, o governador Gladson Cameli (PP) decretou estado de alerta ambiental nesta sexta-feira (16). A ideia é mobilizar as forças de segurança e órgãos ligados ao meio ambiente para incêndios de grandes proporções como os que ocorreram em 2005, em que o Acre ficou sob as chamas. Acrelândia, por exemplo, teve a maioria das plantações de banana perdidas pelo fogo.