"Maria, ícone da Igreja acolhedora" é o tema da edição do Círio de Nazaré 2019, realizado pela diocese de Rio Branco. No próximo dia 13 de outubro, centenas de pessoas devem participar da programação desta festa cristã, que teve seu início no mês de setembro com as visitas missionárias da imagem de N. Senhora de Nazaré nas casas das famílias, instituições públicas e estabelecimentos de ensino. É a oportunidade que a mãe de Deus, por meio da imagem, visita seus filhos, oferece benção, proteção e sua maternidade divina.
"Maria acolheu a palavra de Deus em seu ventre. É por esta Palavra que todas as coisas foram feitas. Ela ofereceu o filho de Deus ao mundo. E é essa a missão da Igreja: oferecer o Cristo ao mundo. E ela faz isso por meio de sua missão, em especial, pela sua fidelidade ao evangelho e pela celebração dos sacramentos. Maria é ícone da Igreja", ressaltou o reitor da Catedral de Rio Branco, Pe Manoel Costa, explicando o tema do Círio.
O grande dia será no domingo, 13, que é antecedido por nove noites de novenas, que teve início no dia 3, na Catedral. As demais noites destes períodos de orações serão realizadas nas paróquias, que recebem a imagem peregrina. "São momentos muito fortes, de vivência da espiritualidade cristã, da devoção à Virgem Maria e do fortalecimento da nossa caminhada como filhos de Deus. O encerramento das novenas será no dia 12 de outubro - dia de Nossa Senhora Aparecida", disse Pe. Manoel, convidando a todos para vivenciar esta grande celebração que coroa o calendário da Diocese de Rio Branco.
Confira a programação do Círio de Nazaré - 13 de outubro
6h/8h - Santa Missa (Catedral)
16h: Concentração na Gameleira
17h - Encontro das Imagens de Cristo e Nossa Senhora (Gameleira)
19h - Procissão (Percurso: Rua Sen. Eduardo Asmar - Rua Marechal Deodoro - Avenida Brasil - Catedral)
20h30: Santa Missa de encerramento (Catedral)