A ação em saúde é realizada todas as terças-feiras com os moradores do bairro Raimundo Melo e de bairros vizinhos. A ação atende pessoas a partir de 50 anos. as atividades começam cedo, sempre às 7h da manhã e são coordenadas pelos agentes comunitários da unidade de saúde do bairro São Francisco.
A Coordenadora administrativa, Antônia Melo, afirmou que o grupo de idosos está sendo muito bem visto pela comunidade, pois eles estão participando.
"Aqueles idosos que tinham mais dificuldade de estar saindo de casa, já estão vindo até a nossa comunidade aqui, onde fazemos a atividades."
As atividades vão desde alongamento, aferição de pressão, teste de glicemia, roda de conversa e café compartilhado. A Vanderlúcia é agente de saúde e uma das idealizadoras das atividades em grupo. Ela explicou que como trabalham visitando e acompanhando a saúde deles, viram a necessidade deles fazerem alguma atividade física, interagirem com outros da mesma idade.
"Tivemo a ideia de criar esse grupo para que eles possam estar se socializando, se movimentando, e tá sendo muito bom, tá vindo bastante gente, bastante idoso, tão gostando, estão trazendo amigos, estão trazendo parente esta sendo um sucesso graças a Deus."
A dona Maria dos anjos é aposentada e veio hoje pela primeira vez.
"Eu gostei, mas não brinquei com eles não hoje, pois eu peguei gripe e estou um pouco cansada, fraca. Na póroxima terça-feira eu venho de novo."
Logo após as atividades físicas, o bate-papo, e o café da manhã, o grupo fez exames e recebeu atendimento clínico.
A aposentada Cleópatra dos Santos participou das atividades e mediu a pressão arteria e fez teste de glicemia.
"É mil esse resultado aqui, dou graças a Deus de ter essa oportunidade de estar participando."
Izaldete dos Santos, que também é aposentada, considera o serviço na comunidade muito importante e aproveitou o médico para renovar a receita.
"Não tinhamos essas atividades, eu fazia ali na quadra, mas é difícil a gente vir sozinha, com essa equipe é melhor pra gente."
O médico que atende na unidade de saúde e participou da ação, Dr. César Pan, considera importante a iniciativa, já que os idosos são assistidos e avaliados em todos os aspectos.
O que a gente percebe aqui, a respeito da região, da unidade de saúde, ela precisa de uma assistência integral, não é só atendimento médico, mas também cuidados de saúde, como atividade física, atividades de fisioterapia, atividades de enfermagem, e essa assistência social também. É um trabalho integral que é necessário à população, pois abrange a saúde como um todo.