Com quase 900 casos notificados de dengue, a Baixada da Sobral e o Segundo Distrito de Rio Branco estão passando por um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. O processo de borrifação, conhecido como fumacê, teve início em 2 de janeiro, visando interromper a cadeia de transmissão do vírus.
Agentes de endemias estão utilizando nebulizadores costais, estratégia considerada mais eficaz do que o tradicional carro de fumacê, especialmente quando há alto número de notificações.
A ação de borrifação é complementada por visitas domiciliares dos agentes de endemias, abrangendo áreas como Baixada da Sobral, Bairro Floresta, Conjunto Habitacional Cidade do Povo, Belo Jardim I e II, Conjunto Santo Afonso, e Bairro Rosalinda.
Além disso, metade dos municípios do Acre foi incluída na lista do Ministério da Saúde para receber a vacinação contra a dengue. Onze cidades foram escolhidas com base em critérios como tamanho populacional e altas taxas de transmissão.
A vacinação será direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com um esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.