O Bispo Dom Joaquin Pertinez, líder da Igreja Católica no Acre, lavou e beijou os pés de 12 internos do Centro de Recuperação Arco-Íris, na missa do Lava-pés celebrada na noite desta Quinta-feira Santa, 18, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco. A missa também foi marcada pela Santa Ceia do Senhor.
Antes do rito do Lava-pés, o líder religioso disse às centenas de fiéis presentes à Catedral, com base no evangelho de João, que Cristo
"convida todos ao amor, à comunhão e à simplicidade".
O ritual do Lava-pés é alusivo ao encontro de Jesus com seus discípulos na última ceia, momentos antes de Ele ser traído e entregue para ser morto. Para a Igreja, lavar os pés é a maior representatividade da humildade e simplicidade de Cristo.
Ainda nesta Quinta-feira Santa acontece a Adoração do Santíssimo. Em seguida, a reunião do grupo de Jovens Interligados e durante a madrugada os círculos do ECC, o Encontro de Casais Com Cristo.
Já nesta Sexta-feira Santa ocorre a tradicional Procissão do Cristo Morto, a partir das 17h30 pelas principais ruas e avenidas de Rio Branco, e a Encenação da Morte e Ressurreição de Jesus, às 18h30 na frente do Palácio Rio Branco.
Bispo Joaquin lava e beija os pés de 12 internos de centro de recuperação em missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Luciano Tavares, do Notícias da Hora