O Acre tem se destacado no cenário nacional no combate à violência contra as mulheres. Um convênio entre o governo do Acre e o governo federal, por meio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, concede a posse do aplicativo “Botão da Vida” a ser implementado em todo o País pelo Ministério.
A ideia, genuinamente acreana, estará disponível em breve nas plataformas Android e iOs. Uma das funções do aplicativo é enviar alertas às polícias em caso de ameaça ou agressão pelo marido ou companheiro que cumpre alguma medida protetiva.
O objetivo do aplicativo é proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. De acordo com a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Tia Eron, a necessidade de endurecer as leis que versam sobre os direitos das mulheres é urgente.
“A mulher deve ser respeitada e protegida de qualquer tipo de violência e assédio, seja dentro de casa, no trabalho, ou em qualquer outro espaço de convivência social. Estamos lutando para endurecer as leis de enfrentamento, temos que punir e temos que reeducar. O ministério, por meio da Secretaria, tem reafirmado todos os dias seu papel na defesa das mulheres”, destacou a secretária Tia Eron em encontro com o governo acreano.