Desde o último sábado (27/7/2019), com exclusividade, o pesquisador meteorológico Davi Friale, do portal O Tempo Aqui vem anunciando, diariamente, a chegada ao Brasil de uma poderosa onda de frio polar. No entanto, já na última quinta-feira (25/7/2019), através do site jornalístico Notícias da Hora, do Acre, havíamos anunciado, numa transmissão online, que a Amazônia seria atingida, nos próximos dias, por uma fortíssima onda de frio polar.
Já confirmada por nós, na próxima sexta-feira (2/8/2019), uma fortíssima frente fria avançará rapidamente pelo interior do Brasil. Na sequência, a incursão de uma enorme massa de ar polar vai despencar a temperatura em boa parte do Brasil e da América do Sul. Há possibilidade, ainda a confirmar, de que esta onda de frio polar chegue, embora com fraca intensidade, até Manaus e sul de Roraima.
A forte massa de ar polar deverá entrar com força nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas e também no Distrito Federal. Com menor intensidade, deverá alcançar a Bahia, o centro e o sul do Tocantins e o sul do Pará.
A temperatura desaba também na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, na Bolívia e na região de selva do Peru, devendo atingir, após cruzar o estado do Amazonas, o sul da Colômbia e o sul da Venezuela, já com intensidade fraca.
No sul do Brasil, deverá ocorrer geada generalizada e queda de neve.
Portanto, o Brasil vai congelar neste fim de semana.
ACRE DEVERÁ TER RECORDES DE FRIO E DE CALOR
Antes da chegada dessa onda de frio, a temperatura aumentará muito, durante esta semana, até sexta-feira (2/8/2019). No Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul do Amazonas, na Bolívia e no Peru. as temperaturas máximas poderão estabelecer novos recordes deste ano, com valores oscilando entre 34 e 38ºC.
No Acre, as maiores temperaturas, durante esta semana, poderão superar 36ºC, no centro do estado e no vale do Juruá, enquanto, em Rio Branco, deverão variar entre 33 e 36ºC.
Já, no sábado e no domingo, deverão ocorrer recordes de frio, com mínimas inferiores a 11ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do leste e do sul do Acre, assim como o sul e oeste de Rondônia.
Em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá e na região do Pantanal, as temperaturas mínimas poderão ficar entre 4 e 8ºC.
Até quinta-feira (1/8/2019), o tempo vai continuar ensolarado, sem chuvas, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na maior parte do Amazonas, na Bolívia e na maior parte da região de selva do Peru.
'Brasil vai congelar neste fim de semana', diz o pesquisador Davi Friale
Notícias da Hora com O Tempo Aqui