Objetivando resgatar o tradicional carnaval riobranquense, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 16, para anunciar a programação do "Rio Branco Folia: Tradição e Alegria", festa momesca que voltará acontecer no espaço em frente a Prefeitura.
De acordo com o prefeito, a volta do Carnaval à região central da cidade é uma forma de trazer a festa para mais perto das pessoas. Ele ressaltou ainda que o Rio Branco Folia contará com todo uma estrutura preparada para atender todos os públicos.
“O carnaval é uma festa tradicional e nós estamos preparando tudo com o maior carinho para atender toda a família. É uma festa onde estaremos resgatando os nosso antigos carnavais, onde acontecia aqui, no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Rui Barbosa. Vamos fazer o melhor possível para a população ser presenteada com algo muito bem feito. Assim como nosso evento natalino, que melhora a cada ano, quero que nosso carnaval melhore também. No ano passado, nós tivemos muitas lições e uma delas é que nossa população viu a Praça da Revolução como um ponto de encontro, queremos resgatar nossas tradições e trazer o Carnaval para mais perto do povo”.
Outras novidades anunciadas por Bocalom é a volta dos investimentos aos carnavais dos bairros, gratuidade de taxas aos comerciantes que se cadastrarem para o Espaço de Negócios, além de três noites de pré-carnaval, que acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, seguindo com mais cinco noites de folia (9 a 13 de fevereiro)
Coube a Anderson Nascimento, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), apresentar o esquema de estrutura e segurança para os dias de festa, destacando que o objetivo da gestão municipal é resgatar os valores da folia na capital. “Nós queremos criar essa cultura do carnaval; tivemos um Natal que nos colocou no centro das atenções e nós percebemos que a nossa população é carente de cultura. Estamos preparando um carnaval que vai entrar para a história, com resgate cultural, com segurança, enfim, um carnaval para toda a família”.
Dois palcos serão instalados para as cinco noites de folia, um no coreto da Praça da Revolução e outro na Avenida Getúlio Vargas. Haverá o Espaço de Negócios onde abrigará praça de alimentação e barracas de produtos variados.
Portais de acesso ao espaço de folia serão instalados em pontos estratégicos e com pelo menos 10 policiais em cada local, além de todo o esquema de segurança dentro e fora do espaço de carnaval, além do policiamento no entorno da festa.
No carnaval dos bairros, a prefeitura informou que também será disponibilizado policiamento para os locais de folia.
"Para os carnavais nos bairros, a prefeitura oferecerá apoio necessário. Para isso, os representantes das festividades devem entrar em contato com a FGB. Assim como os comerciantes, que devem estar credenciados para as atividades comerciais dentro do espaço do carnaval da prefeitura, e cabe ressaltar que atendendo a um pedido do prefeito Tião Bocalom, nenhum comerciante pagará qualquer taxa para se cadastrar e comercializar seus produtos nos dias de folia", finalizou Nascimento.