Após um caso de racismo ocorrido durante uma partida realizada na última sexta-feira, 26, o Colégio João Calvino foi suspenso dos Jogos Escolares 2023 neste domingo, 28. O fato ocorreu quando torcedores adversários proferiram gritos racistas contra um atleta da Escola Águias do Saber.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), representada pelo secretário Aberson Carvalho e pelo secretário adjunto de Esporte, Carlos Gouveia, se manifestou em relação ao triste episódio.
Em nota, o órgão repudiou veementemente o incidente. Os gritos ofensivos de "macaco" foram proferidos durante a competição, causando uma situação de
constrangimento e desrespeito ao atleta vítima do racismo.
A SEE ressaltou a importância de combater e punir firmemente atos de racismo, que vão contra os princípios de igualdade, respeito e inclusão que devem prevalecer em qualquer ambiente, especialmente no esporte.
"A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), mediante video no qual mostra alunos e torcedores da Escola João Calvino praticando atitudes racistas e antidesportistas contra um atleta da equipe da Escola Águias do Saber, comunica que a Escola João Calvino está suspensa dos Jogos Estudantis 2023 em todas as modalidades, a partir desta data", diz a nota.
Em outro trecho, a SEE diz não tolerar qualquer ato de racismo ou preconceito.
"Essa competição possui, acima de tudo, um caráter pedagógico. Assim, atletas, torcedores, equipe técnica e todos os envolvidos, devem ter comportamentos e práticas desportivas pautadas em princípios éticos e sociais, em que prevaleçam o respeito, a inclusão e a igualdade".