A unidade de compostagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), gerida pela Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), já entregou esta semana mais de 4 toneladas de adubo orgânico para serem usados em parques, rotatórias e até mesmo aos produtores de hortaliças de Rio Branco.
A coordenadora da UTRE, Alice Martins, disse que o adubo orgânico é fruto do processo de compostagem feito a partir de galhos de árvores provenientes de podas realizadas pelas equipes da Semeia. Além disso, a unidade conta com a doação de matéria orgânica provenientes da atividade de moagem de cana-de-açúcar.
Todo material coletado passa por uma triagem e um processo de decomposição até virar adubo e ser utilizado. “O produto [adubo orgânico] é utilizado pela Semeia na produção de mudas, na manutenção de canteiros da cidade e também será expandindo para produtores rurais”, explica.
Além das 4 toneladas entregues, a Semeia já trabalha com a entrega de uma nova remessa que conta com 5 toneladas de orgânicos.