Com o nível das águas do principal manancial de Rio Branco se aproximando dos 12 metros e por conta disso a Defesa Civil do município tem intensificado os trabalhos de monitoramento e já mantém preparado um plano de contingência para um eventual transbordamento.
O coordenador da Defesa Civil do município, Tenente-coronel Cláudio Falcão afirmou ao NH que a situação é de preocupação, haja vista que, a previsão é de mais chuvas volumosas para os próximos dias, principalmente na região do Alto Acre. Falcão revelou ainda que a vazante do Rio Acre na região ocasionará o aumento no nível do rio, em Rio Branco.
"A medição na manhã de hoje mostra que estamos próximos dos 12,00 metros e estamos monitorando de perto toda a situação. Ontem a velocidade de elevação era de 3 centímetros a cada hora, hoje estamos com uma velocidade de 1,5 centímetro, mas existe a previsão de chuvas volumosas para os próximos dias, além da vazante nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri, isso ocasiona o aumento do volume das águas aqui na capital", disse Falcão.
A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento é de 14,00 metros, e a Defesa Civil realiza a medição do nível das águas a cada três horas.