..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Com quase mil notificações de dengue, prefeitura de Rio Branco vai decretar situação de emergência

Com quase mil notificações de dengue, prefeitura de Rio Branco vai decretar situação de emergência

O prefeito Tião Bocalom vai decretar situação de emergência em razão dos casos de dengue na cidade, que aumentaram consideravelmente desde o final de dezembro. Dados de janeiro apontam que entre os dias 02 e 16 foram registradas 820 notificações, acendendo a luz vermelha para o prefeito Tião Bocalom.

Durante reunião na quinta-feira, 28, com a presença de secretários e representantes das principais secretarias da Capital acreana, foi debatida uma possível alagação na cidade, em razão da cheia do Rio Acre, e também se debateu os números registrados pela Vigilância Epidemiológica de Rio Branco.

Após o encontro, a equipe do prefeito já prepara o decreto de Situação de Emergência, documento que Bocalom deve assinar até a próxima terça-feira, dia 02. Dessa forma, será possível agir mais rapidamente, desenvolvendo ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, 90% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências ou em terrenos baldios. Os bairros Cidade do Povo, Belo Jardim e Bahia Nova são as comunidades em que houve maior número de notificações.

“Sabemos que para conter o avanço da Dengue é preciso que a população abrace essa causa, então colocamos um carro de som pedindo isso. Estamos orientando as pessoas que cuidem do quintal de casa. Como diz o prefeito, cada um precisa fazer o papel que lhe cabe”, explica a diretora de Assistência em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade.

Segundo a Prefeitura de Rio Branco, O serviço de UBV, popularmente conhecido como “fumacê”, também foi iniciado nos bairros da Capital, para tentar controlar a proliferação do mosquito. Além da dengue, os casos confirmados de infecção pelo coronavírus também aumentaram consideravelmente na Capital.