..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Comerciantes descumprem decreto um dia após proibição em Rio Branco

Comerciantes descumprem decreto um dia após proibição em Rio Branco

Vários comerciantes em Rio Branco não estão cumprindo o decreto baixado e publicado nesta sexta-feira, 20, que proíbe funcionamento de estabelecimentos que não comercializam itens de primeira necessidade. Foi o que mostrou o repórter João Renato Jácome, do Notícias da Hora, no Mercado do Bosque, tradicional conjunto de comércios da capital que conta com pensões, galerias, frutarias e relojoarias.

Em uma transmissão ao vivo por meio da página do jornal online no Facebook, o jornalista mostrou, inclusive, a presença da polícia fazendo um trabalho de fiscalização. Até o momento não há registro de fechamento de estabelecimento por fiscais ou policiais, segundo prevê o decreto em caso de desobediência

Estão proibidas: atividades em feiras, inclusive feiras livres; as atividades em shopping centers, inclusive em seus estacionamentos, em cinemas, clubes de recreação, buffet, academias de ginástica, bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, boates, teatros, casas de espetáculos, casas de shows, centros culturais, circos e clínicas de estética; eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos; e agrupamentos de pessoas em locais públicos.

Por outro lado, não estão proibidos atividades médicas, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, farmácias de manipulação, psicológicos, clínicas de fisioterapia e vacinação humana, além dos serviços de delivery de alimentação e medicamentos. As empresas que participem em qualquer fase da cadeia produtiva e de distribuição de produtos de primeira necessidade para população deverão manter suas atividades, tais como distribuidoras, revendedoras ou indústrias de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, água, gás, postos de combustíveis, padarias, conveniências, supermercados, mercadinhos, minibox e congêneres.

Assista ao vídeo (live) do repórter João Renato Jácome: