O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) iniciou na manhã desta quinta-feira, 16, o transplante de 7 árvores localizadas na calçada em frente ao prédio do órgão. A ação é fruto de um termo de compensação ambiental, assinado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA).
O objetivo é permitir a adequada substituição das 13 árvores atualmente plantadas na calçada, em frente ao prédio da Corte de Contas, na Avenida Ceará, sendo que a compensação trará 18 árvores ao todo.
Além disso, a supressão das referidas plantas ainda é compensada pelo plantio de outras 47 espécies no estacionamento do TCE.
As árvores retiradas pela SEMEIA serão plantadas em outros lugares determinados pela secretaria. Outras já em tamanho de 2,5 metros vão ser plantadas ao longo da calçada. É importante salientar que algumas árvores serão cortadas, devido ao tamanho, motivo pelo qual não é possível realizar o transplante.
A retirada das árvores se fez necessária para correção de danos causados pelo crescimento de suas raízes, como as rachaduras na calçada que tem impedido a acessibilidade no local, bem como para evitar novos estragos no muro que passa por reforma.
A compensação ambiental é um instrumento importante para a garantia do bem estar ambiental da cidade, motivo pelo qual a Corte de Contas se preocupa em adotar a medida adequada, de modo a minimizar qualquer possível impacto que a retirada das árvores possa causar.
A preocupação em fazer a substituição das árvores faz parte do programa “Meio ambiente é da nossa conta” do TCE e tem como principais objetivos ações concretas e práticas, com vistas a produzir impactos relevantes para a garantia de um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações.