O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou nesta quarta-feira, dia 26, o plano de retomada das aulas em formato remoto, ou seja, à distância. As atividades, portanto, devem ser retomadas já no mês de outubro, após reprogramação do calendário acadêmico.
Após uma votação dentre os conselheiros, que representam todos os grupos dentro da instituição, 67 foram favoráveis ao retorno das aulas, e outros 26 se posicionaram contra a retomada das atividades acadêmicas, ainda que remotamente.
Dessa forma, a Ufac deverá virtualizar as aulas observando disciplinas e carga-horária de forma que não haja sobrecarga dos profissionais ministrantes, nem dos discentes. O argumento de que manter as aulas suspensas poderia prejudicar os alunos foi o principal exposto.
Com a retomada, a previsão é que haja um período de rematrícula nas disciplinas que serão virtualizadas para ministração nesse período da pandemia. Caso venham a reprovar, a ideia é que os acadêmicos não tenham essa questão no histórico, podendo refazer a disciplina e ser aprovado posteriormente.