..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Considerado ‘lugar santo’ para muitos, Cemitério da Cruz Milagrosa não tem acesso pavimentado

Considerado ‘lugar santo’ para muitos, Cemitério da Cruz Milagrosa não tem acesso pavimentado

Um dos cemitérios mais tradicionais de Rio Branco, o Cruz Milagrosa, ainda sofre com a falta de infraestrutura. A principal via de acesso não é pavimentada. Uma reivindicação antiga das famílias que têm parentes sepultados no lugar.

Localizado no Km 7 da Estrada Transacreana, o Cemitério da Cruz Milagrosa guarda histórias e mistérios de quem nasceu e se criou ao entorno da Comunidade Bela Vista ou do Seringal Nova Empresa.

A servidora pública Marinete Dantas tem parentes enterrados ‘na’ Cruz Milagrosa. Ela é uma das mais árduas defensoras da pavimentação do Ramal da Cruz, como é conhecido. São pouco mais de 500 metros, que ligam o Cemitério e a Igreja Cruz Milagrosa à AC-90.

Neste dia de Finados (2/11), ela contou ao Notícias da Hora as dificuldades enfrentadas pelos familiares ao longo dos anos para manter viva a memória do lugar, que é considerado santo para milhares de romeiros, que acreditam no poder das ‘almas da Cruz Milagrosa’.

Ainda de acordo com Marinete em 2021, a Comunidade recebeu o prefeito Tião Bocalom, que prometeu pavimentar a via com tijolos, mas até hoje nada saiu do papel.

Veja o vídeo