..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Contra portaria do Iapen, mulheres de presos fecham acessos no Centro de Rio Branco

Contra portaria do Iapen, mulheres de presos fecham acessos no Centro de Rio Branco

Dezenas de mulheres de presos fecharam nesta quinta-feira (25) a avenida Ceará na confluência com a rua Marechal Deodoro, no Centro de Rio Branco, em protesto contra uma portaria do Iapen, o Instituto de Administração Penitenciária, que proíbe pessoas com antecedentes criminais ou registro de BO em delegacia de visitarem os reeducandos nos presídios.

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_11.43.36-2.jpeg

O advogado Romano Gouveia, do Instituto Ressocializar, afirmou que a regra do Iapen fere a Constituição Federal. "As mulheres têm seus direitos previsto em lei federal. O Iapen não pode fazer uma portaria que seja contrária a uma lei federal. Isso não existe. Eles fizeram uma portaria separando a mãe de um filho. Não há nada mais medieval e animalesco do que separar a mãe de um filho. As mães só querem visitar seu ente. Lá é uma casa de recuperação. Lá é pra ressocializar e não separar mãe de um filho."

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_11.43.36.jpeg

As manifestantes também reclamam de maus-tratos aos presos.

Os protestos, que começaram mais cedo na frente da Casa Civil, na avenida Brasil, devem continuar no Centro da Capital até que elas sejam recebidas pelo governo.

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_11.43.35.jpeg