Uma cortina de fumaça proveniente de uma queimada toma um trecho da AC-40, estrada que liga Rio Branco a Senador Guiomard, na região do Top 15, na tarde desta quarta-feira (2). Um vídeo feito no local mostra a gravidade do crime ambiental. A fumaça cobre a rodovia e dificulta a visibilidade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado está se dirigindo ao local.
Acre está sob decreto de emergência
O governador Gladson Cameli decretou nesta terça-feira (1º) estado de emergência no Acre por causa das queimadas.
O decreto institui a Sala de Situação sob a coordenação do CEPDEC, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a coordenação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre CBMAC.
De 1º de janeiro até o fim de agosto deste ano foram registrados mais de 4 mil incêndios ambientais no Acre. No mesmo período do ano passado foram 2.648. Os dados são do Corpo de Bombeiros.
Os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul foram os que apresentaram o maior número de focos acumulados no período.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram registrados na Amazônia Legal, 54.559 focos de queimadas, dos quais 29,5% localizavam-se no estado do Mato Grosso (16.110)
24, 8 % em Pará (13.555) e 17,4% em Amazonas (9.490). O Acre ocupa o 7 lugar no ranking (4,0%), com 2.161 focos de queimadas.