“Balanceia” será apresentado neste sábado, no Cine Teatro Recreio
Uma sessão de cinema em Rio Branco traz ao público acreano o curta-metragem rondoniense Balanceia, no próximo sábado, dia 03 de agosto. Com direção de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, o filme mostra a viagem de um turista à Parintins, Amazonas, em pleno festival folclórico da ilha. As memórias sobre a festa pedem espaço na mente do personagem, durante a viagem de volta no barco sobre as águas barrentas do rio Amazonas.
“Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”, conta Juraci.
Para Fernanda Kopanakis, uma das coordenadoras do Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, que acontece há 16 anos em Rondônia, Balanceia tem uma importância fundamental. “A obra projeta a produção realizada no Norte do Brasil em espaços privilegiados do cinema nacional, a exemplo do CINE PE, que é uma referência para todos nós. Balanceia é um filme de grande sensibilidade e trata com cuidado e delicadeza os valores e a cultura da região amazônica”, finaliza.
Trajetória do filme
O filme estreou 2017, recebeu uma Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental Cineamazônia. Foi exibido em 23 festivais no Brasil, como CINE PE, em Recife, Pernambuco, Circuito Penedo de Cinema, em Penedo, Alagoas, DIGO Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, em Goiânia, além da exibição internacional no Versi di Luce Festival, na cidade de Gela, na Itália.
A equipe técnica do filme é composta por Thiago Oliveira e Juraci Júnior na Direção, Rafael Oliveira na Direção de Fotografia, Fernanda Paiva na Direção de Produção e Tullio Nunes e Wesley Pontes assinam a trilha original do filme.
Após a sessão, um dos diretores do filme, fará um debate com a plateia, sobre o processo de produção e trajetória do filme. Na mesma noite, será exibida a série Mauani, o silêncio de Maria, realizada pela Mil Acre filmes, com direção de Silvio Margarido. A exibição em Rio Branco conta com apoio do Studio Papoula e da Fundação Elias Mansour.