O decreto municipal que instituiu o rodízio provisório de veículos na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, termina no próximo dia 31 e não será prorrogado. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (29), pelo secretário da Casa Civil da Prefeitura, Márcio Oliveira.
Segundo Oliveira, as medidas estão sendo tomadas em conjunto com o Estado e visam fortalecer o isolamento social e diminuir a circulação de pessoas na cidade. O trabalho envolve a participação da RBTrans, Ciftran, Detran e Polícia Militar.
O secretário explicou que na primeira semana houve um aumento significativo do isolamento social chegando inclusive, no primeiro dia, a 3,5 pontos percentuais de acordo com dados da In Loco (empresa detentora de tecnologia exclusiva no mercado que consegue localizar pessoas por smartphones em ambientes fechados com precisão de até 1 metro). Já na segunda semana o rodízio não demostrou a mesma eficiência.
A partir de segunda-feira, dia 1 de junho, outras medidas associadas estão sendo implementadas. Por exemplo, o trabalho de fiscalização integrada também na parceria governo e prefeitura com apoio do Ministério Público e será intensificado agora, visto que, o rodízio acaba dia 31 de maio.
"Os trabalhos de Fiscalização Integrada, envolvendo Prefeitura, Governo do Estado e Ministério Público Estadual continuarão acontecendo nas 10 regionais urbanas de Rio Branco de forma mais intensa" explicou o secretário.