..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Defendendo as prerrogativas, o juiz Gilberto Matos é empossado presidente da Asmac

Defendendo as prerrogativas, o juiz Gilberto Matos é empossado presidente da Asmac

Propondo diálogo franco e transparente entre as instituições, o juiz Gilberto Matos foi empossado presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), na manhã desta sexta-feira, 10, no antigo pleno do Palácio da Justiça. O representante da classe aproveitou para defender a independência funcional dos juízes e desembargadores.

Na cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, Matos apontou ainda a importância da defesa da imagem dos magistrados para o livre exercício da função de julgar processos. Ele apresentou como exemplo as audiências de custódia e as críticas feitas sem conhecimento dos processos e da legislação.

“O ataque à magistratura baseada em informações rasas ou fora do contexto, como ferramenta de sensacionalismo não deve ser tolerada”, afirmou o novo presidente da Asmac.

O representante também propôs diálogo entre as instituições e anunciou visitas a todas as autoridades para tratar de temas que devem beneficiar os acreanos.

WhatsApp_Image_2023-02-10_at_18.20.07.jpeg

“Representantes dos poderes aqui presentes, neste biênio, em nosso mandato, assim como fizeram nossos antecessores, vossas excelências serão procuradas para tratarmos de assuntos de interesses comuns e que contribuam para o atendimento dos anseios da população, afinal, como agentes políticos e servidores que somos, a razão de nossa atuação é a população. Faremos isso mediante diálogo franco e transparente, ou seja, com viés republicano”, explicou.

Compondo a mesa de honra, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari. reforçou a importância da atuação da Asmac e a defesa realizada pela entidade aos seus associados.

“Hoje é um dia de extrema importância para o Judiciário do Acre, pois representa a continuidade de uma jornada de consolidação de uma instituição que desempenha um papel fundamental. A sociedade confia em nós para garantir à Justiça, a segurança e a proteção dos direitos de todos. Nós somos a esperança de muitas pessoas. Muitos confiam em nossos esforços para a solução de suas demandas. E é por isso que nós temos que estar sempre atentos à nossa missão e comprometidos com nossos serviços, buscando manter a integridade e o nosso melhor em prol dos nossos cidadãos”, falou a presidente do TJAC.

WhatsApp_Image_2023-02-10_at_18.20.13.jpeg

Além de Matos, foram empossados a 1ª vice-presidente, a juíza Zenair Bueno, e o 2º vice-presidente, o juiz Alesson Braz, que devem participar ativamente da vida associativa.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; a desembargadora Eva Evangelista; os desembargadores Júnior Alberto (ouvidor) e Laudivon Nogueira; o procurador de Justiça Celso Jerônimo (MPE); o juiz e deputado Pedro Longo (representante da Assembleia Legislativa do Acre); a defensora-geral Simone Azambuja Santiago; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache.

Ainda participaram do ato assessoras, assessores, magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário, amigos e familiares dos empossados.