A Defesa Civil de Rio Branco estuda mandar os moradores de áreas alagadiças de volta para casa, após o Rio Acre apresentar vazante de cinco metros. O nível estava em 8,28 metros nesta segunda-feira, dia 08, segundo medição das 6 horas, realizada pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda no parque, cerca de 240 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições, no 2º Distrito, onde recebem alimentação e moradia durante o período de risco de nova enchente. No total, a cidade rio-branquense tem seis abrigos montados, sendo um no parque, quatro em escolas e outro em uma igreja.
“Vamos fazer uma análise climatológica para poder ter um parâmetro e levar essas famílias de volta com segurança. Permanecendo a situação com está, em vazante, vamos levá-los [os desabrigados] de volta essa semana ainda”, explicou o major Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.
E o militar confirma a informação de que os desabrigados já seriam retornados para casa nos próximos dias. “A ideia é começar a preparar as casas, com mutirão de limpeza na terça [9], para poder na quarta [10] voltar com eles”, disse o major em entrevista à Rede Amazônia Acre.