O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, fez um alerta à população sobre os riscos de ventanias e temporais, comuns no período entre agosto e setembro. Segundo ele, este é o momento do ano mais propício para a ocorrência de fenômenos climáticos severos, que já provocaram transtornos recentes na Capital.
“Em pelo menos dois meses do ano, nós temos eventos de ventanias e temporais. E agora, no mês de setembro, é o mês mais propício para que isso aconteça. Já registramos um evento no dia 31 de agosto que trouxe grandes transtornos, e tudo isso pode se repetir”, destacou Falcão.
O coordenador reforçou que a prevenção é fundamental e listou medidas que devem ser seguidas durante os episódios de ventania. Entre elas, evitar permanecer em campo aberto, pontos de ônibus, postos de combustível, além de não se aproximar de redes elétricas ou estruturas metálicas.
Falcão orienta que as pessoas procurem abrigo em edificações seguras, de preferência com para-raios. Atividades em piscinas e campos de futebol devem ser interrompidas imediatamente.
Dentro de casa, o gestor recomenda evitar ficar próximo a janelas de vidro, não usar chuveiro elétrico nem telefones com fio, e, se possível, também reduzir o uso de celulares durante a tempestade. Em casos de destelhamento ou queda de objetos, a população deve buscar proteção sob móveis resistentes, como mesas e camas.
Para quem for surpreendido em áreas abertas, o coordenador sugere manter as mãos sobre a cabeça para reduzir riscos de ferimentos em caso de queda de objetos. Se houver possibilidade, o uso de capacete de motociclista também é indicado como medida de proteção.
“Tudo isso vai fazer com que você tenha a condição de, durante o evento de ventanias, não passar por situações de insegurança. Normalmente, essas tempestades não duram muito tempo. Por isso, cuide da sua segurança e da segurança dos seus familiares e amigos”, reforçou o tenente-coronel.