..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Defesa Civil municipal apresentará oficialmente Plano de Contingência Municipal nesta quarta-feira

Defesa Civil municipal apresentará oficialmente Plano de Contingência Municipal nesta quarta-feira

O Plano de Contingência municipal elaborado pela Defesa Civil de Rio Branco objetivando ações preventivas e de urgência em caso de transbordamento do Rio Acre será apresentado nesta quarta-feira, 22,

Segundo o coordenador da Defesa Civil da capital acreana, Major Cláudio Falcão, até o dia 15 de dezembro já havia chovido o esperado para o mês inteiro, e as previsões meteorológicas é de muita chuva para os próximos meses.

“A situação continua preocupando, mas já estamos com o plano de contingência pronto e colocado em pratica, inclusive. Nós tivemos uma precipitação bastante elevada, até o dia 15 já havia chovido todo o esperado para o mês, dia 15 em diante tudo é excesso e existe a possibilidade de fecharmos dezembro com um índice muito elevado de chuvas e tudo isso ocasiona o aumento no nível do manancial e por isso já estamos preparado para agir ao menor sinal de necessidade”, afirmou Falcão.

O coordenador disse ainda que a Defesa Civil já realizou um mapeamento e monitora a situação de dez bairros na capital acreana, os primeiros que são inundados em caso de cheia do Rio Acre.

“Lançaremos oficialmente e de conhecimento de toda a população o nosso plano de contingência amanhã, quarta-feira. Já fizemos um mapeamento de dez bairros com levantamento de quantidade de famílias pois são esses os primeiros bairros atingidos em casos de inundação”.

Claudio Falcão disse também que o aumento no nível das aguas do Rio Acre segue acelerado, onde, de domingo, 19 para segunda-feira, 20 o volume do manancial aumento quase 1,5m.

“Durante o final de semana, até as 6h de segunda-feira o nível das águas subiu 1,31m, sendo que das 6h às 9h de segunda-feira o nível passou de 9,76m para 9,89m”, revelou.