..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Denúncia! Estudantes de Medicina Veterinária da Ufac enfrentam condições insalubres e perigosas no campus

Denúncia! Estudantes de Medicina Veterinária da Ufac enfrentam condições insalubres e perigosas no campus

Estudantes da turma XII do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) relataram que convivem diariamente com um cenário insalubre e perigoso para acessar as instalações acadêmicas onde estudam. Segundo os discentes, o chamado "caminho da veterinária", aberto entre 2021 e 2022 para facilitar o trajeto até o bloco de aulas, segue sem pavimentação, iluminação adequada ou manutenção, expondo os alunos a condições precárias.

“Durante o verão, o sol escaldante torna o percurso desconfortável, especialmente para quem se desloca a pé em direção ao restaurante universitário (RU). Já no inverno, o trajeto se transforma em um lamaçal quase intransitável, dificultando ainda mais o deslocamento. Além disso, a falta de iluminação adequada agrava a insegurança, especialmente para estudantes que têm aulas ou estágios que terminam à noite”, diz um texto publicado pelos acadêmicos.

WhatsApp_Image_2025-01-14_at_10.01.25-2.jpeg

Em outro trecho, eles relataram que, sem transporte próprio, os estudantes enfrentam um dilema: optar pelo trajeto mais curto, mas inóspito, ou pelo caminho mais longo, que aumenta os riscos de assaltos, já que a área carece de segurança. Relatos de crimes no campus, incluindo assaltos e até casos de violência mais grave, como o estupro registrado em 2018, reforçam o sentimento de abandono.

Ainda segundo os estudantes, a pavimentação do caminho foi uma promessa feita durante a campanha de reeleição da atual gestão da reitoria, mas, até agora, nenhuma melhoria foi realizada. Enquanto isso, outros projetos, como reformas na reitoria, construção de passarelas e novos blocos, seguem em andamento. Para os estudantes de Veterinária, a sensação é de que suas necessidades são negligenciadas.

“A comunidade acadêmica cobra uma solução imediata. A pavimentação do "caminho da veterinária" não é um luxo, mas uma necessidade básica que garante a segurança e o bem-estar dos estudantes. "Devemos esperar que algo pior aconteça para que haja alguma intervenção?", questionam alunos. As reivindicações foram direcionadas à reitoria e a órgãos representativos como o Diretório Central dos Estudantes (DCE).