..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Derrubada de estátua de Chico Mendes em Rio Branco causa protesto de ativistas nas redes

Derrubada de estátua de Chico Mendes em Rio Branco causa protesto de ativistas nas redes

A depredação da estátua de Chico Mendes, na Praça Povos da Floresta, em Rio Branco, repercute nas redes sociais e causa indignação sobretudo entre militantes de esquerda. 

O ativista político Cesário Campelo Braga, do PT, afirmou que o ato de vandalismo é o reflexo da irresponsabilidade de quem deveria cuidar do bem público.

“É responsabilidade do Estado cuidar do nosso patrimônio e da nossa história! Essa situação é símbolo da irresponsabilidade de quem deveria cuidar do bem público, mas, vira as costas. Não podemos deixar nossa história caída por terra! Chico é um herói do país e são os símbolos que moldam a sociedade! Chico Mendes Vive!.”

O cineasta Sérgio de Carvalho afirmou que a estátua do líder seringueiro tombada “traz uma carga simbólica negativa profunda”.

“O poder público já apagou o graffite de Chico Mendes no Mercado dos Colonos e proibiu que fosse feito novamente. Mesmo que tenha sido ação de vândalos, é um descaso deixá-la assim. Um desrespeito á família de Chico, aos seus companheiros, a todo o seu legado sócio ambiental. À memória do Acre. A estátua do pequeno Sandino nunca mais voltou. Espero providências, que levantem e guardem a estátua e que ela não se perca no porão extremista das ideologias obscuras.”

A Polícia Civil informou em comunicado que abriu procedimento para identificar quem praticou o crime.

“Ao tomar conhecimento do fato criminoso praticado contra o patrimônio público que envolveu a estátua de Chico Mendes, afixada na Praça Povos da Floresta, região central da cidade, a Polícia Civil já tomou as devidas providências indo ao local do crime, realizando pericia técnica e dando início às diligências no sentido de identificar o(s) autor(es) da prática delituosa.”