..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Diocese anuncia medidas por conta do novo coronavírus no Acre

Diocese anuncia medidas por conta do novo coronavírus no Acre

A Diocese de Rio Branco anunciou, nesta quarta-feira, dia 18, as medidas adotadas pelo Conselho Presbiteral, visto o surto do novo coronavírus, que causa a Covid-19 e que já tem três casos confirmados no Acre. As decisões foram anunciadas durante coletiva de imprensa.

O bispo Dom Joaquín Pertíñez, líder da Igreja Católica em Rio Branco, leu uma carta do papa Francisco, anunciando que todas as missas serão suspensas a partir desta quarta-feira. As missas serão transmitidas ao vivo pela TV Diocese e também pela Rádio Difusora Acreana.

“Também serão suspensas todas as celebrações da Semana Santa, e também a procissão. As igrejas poderão ficar abertas durante algumas horas, para as orações pessoais. Pedimos que todos procurem permanecer em suas residências para evitar o contágio”, disse o bispo.

Pertíñez destacou que os idosos são os mais vitimados pelo vírus e que é importante cuidar dos pais ou avós, ou daqueles que estão no chamado “grupo de risco”. “Que tenhamos um especial cuidado com os mais idosos e doentes, não expondo eles a contágios desnecessários”, pediu o líder da igreja.

O padre Jairo, que acompanhou o bispo na coletiva, destacou que as grandes celebrações com concentração de pessoas, como a procissão do Senhor Morte e o Alvorecer não devem mesmo acontecer. “A igreja quer dar a sua contribuição, a sua colaboração”, pontuou.

A situação, segundo líder da igreja é difícil, portando, cabe também à igreja se preservar sobre o assunto. “Vários sacerdotes foram atender doentes e ficaram doentes. Esperamos não chegar aqui nessa situação, pois ninguém sabe quem está e quem não está”, completou o bispo.

Há alguns dias a igreja já estava orientando os fiéis a não dar as mãos, e nem fazer cumprimentos que coloquem a saúde deles em risco. Com tristeza, o bispo pediu a compaixão de Deus pelas pessoas. “É um momento importante para nós, mas diante da problemática, o Vaticano as celebrações estão sendo sem fiéis”, finalizou Pertíñez.