A Diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino (SINPROACRE) participou de reunião na tarde desta quinta-feira, 25, na Prefeitura de Rio Branco para tratar de assuntos relacionados ao pagamento do abono de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Profissionais da Educação(FUNDEB).
A reunião foi conduzida pelo Secretário da Casa Civil, Valtim José, pelo assessor político da prefeitura, Helder Paiva, com a presença do Secretario de Administração, Jhonathan Santiago, onde as tratativas definiram a data do próximo dia 02 de Dezembro de 2021 para apresentar o valor do abono que será pago e o total de servidores contemplados.
Também ficou definido diferentemente do Estado, que todos os professores e servidores lotados nas unidades escolares farão jus ao abono, inclusive aqueles em disfunção amparados por laudo médico, também aqueles em licença prêmio, licença para estudos e licença maternidade. Além disso, ficou definindo que alguns servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SEME) terão direito ao abano, faltando definir quem são.
A partir de amanhã o Sinproacre solicitará oficialmente, a relação dos setores da SEME que terão o direito ao abono.
O Vice Presidente do Sinproacre, Professor Edileudo Rocha ressalta que, após o dia 24, dia previsto para o pagamento do abono do FUNDEB, quaisquer servidor que se sentir prejudicado acerca do pagamento do abono poderá requerer administrativamente. Caso seu requerimento seja indeferido o servidor poderá acionar a justiça para requerer seus direitos.