..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Dois meses após entrega de nova ala, vídeo mostra PS com pacientes nos corredores; direção diz que não é comum a superlotação

Dois meses após entrega de nova ala, vídeo mostra PS com pacientes nos corredores; direção diz que não é comum a superlotação

Dois meses após a inauguração do novo anexo do Pronto-socorro de Rio Branco com 120 novos leitos, um investimento de R$ 6, 5 milhões, a unidade continua atendendo pacientes nos corredores, conforme mostra um vídeo encaminhado ao Notícias da Hora.

As imagens foram gravadas em meio à crise da síndrome respiratória aguda que afeta o setor de saúde do Acre e que tem como epicentro o Pronto-socorro, considerado o maior e mais importante hospital do Estado.

O que diz a direção do PS

Em nota, a direção do Pronto-socorro afirmou que não é comum a superlotação da unidade e justificou que o problema acontece, em alguns casos,  por causa do atendimento a pacientes que deveriam procurar a atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, UBS e URAPs do município.

“Muitas vezes esse atendimento primário em área de urgência e emergência termina, por consequência, superlotando a unidade, mas não é uma prática comum. E seria fácil de evitar não fosse a necessidade de atendimento aos pacientes das UBS e URAPs do município. O Pronto-Socorro de Rio Branco é porta de entrada dos atendimentos do SAMU e dispõe de médicos 24h por dia, com três médicos na Emergência, quatro cirurgiões na Sala de Emergência Traumática e dois médicos para realizar a triagem dos pacientes na porta de entrada da unidade”, diz a nota.

A direção acrescentou os números de atendimentos na unidade.
“Até o mês de abril de 2022, a equipe do Pronto-Socorro realizou mensalmente, cerca de 3.230 atendimentos ambulatoriais (consultório adulto), totalizando até abril 12.920 atendimentos. Atendeu no total 1.417 pacientes na Sala de Emergência Clínica, e realizou 1.924 cirurgias”.

Assista ao vídeo