O projeto “Hortas e Fazendinha” realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi convidada pela 8ª Mostra Viver Ciência para participar do evento.
Iniciada em janeiro de 2022, a proposta tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a prática da alimentação saudável e da conservação do solo, além de estimular a cultura do agronegócio.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, o projeto foi idealizado pela professora Marilú Aguilar e prontamente aceito e acompanhado de perto pelo prefeito Tião Bocalom. Atualmente seis escolas do município adotaram a prática e a intenção é levar o programa para outras escolas no próximo ano.
“As crianças plantam, colhem, e comem. É um projeto que o prefeito Bocalom abraçou de corpo e alma e pediu para que fizéssemos isso em nossas escolas.” Afirmou a secretária.
A escolhida para a exposição do trabalho foi a Escola de Educação Infantil Chrizarubina Leitão. Os alunos, além da experiência do cultivo e do incentivo à uma alimentação saudável, já realizaram feiras com os produtos por eles cultivados.
Segundo a diretora da escola, Rosilda Moreira Lima, esse é um projeto exitoso, e que as verduras produzidas na escola são utilizadas para enriquecer a merenda escolar.
“As crianças, passaram a plantar e acompanhar todo o processo, e no final executar a receita e também degustar. Elas aprendem a inserir novos alimentos, hortaliças, nós temos várias experiências. Isso incrementa a merenda escolar quando colhemos sempre tem receitas novas e utilizamos tudo.”
Outra atração da Mostra que ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação, são as apresentações interativas realizadas pelo Centro de Multimeios, incentivando a cultura com bom humor.