A manifestação dos trabalhadores do transporte coletivo no cruzamento entre a rua Rui Barbosa e a avenida Getúlio Vargas deixou o trânsito lento no centro da capital, na manhã desta sexta-feira (18), conforme mostrou em uma transmissão ao vivo pelo Facebook do Notícias da Hora o repórter Willamis França.
Há uma imensa fila de veículos ao longo da avenida Ceará no trecho entre o cruzamento com a rua Floriano Peixoto e o estádio José de Melo. Também há engarrafamento na Ladeira da Maternidade, na avenida Getúlio Vargas, e na rua Floriano Peixoto.
O protesto
Mais cedo, o repórter João Renato Jácome informou em uma live na fanpage do Notícias da Hora que os motoristas estacionaram os ônibus na frente do prédio da prefeitura, na rua Rui Barbosa, e no cruzamento do acesso com a avenida Getúlio Vargas. As vias são duas das mais movimentadas da capital. Os trabalhadores querem receber seus salários. O principal alvo dos manifestantes é a Câmara Municipal de Rio Branco. A atual legislatura, que se encerra em 31 de dezembro, entrou em recesso ontem rejeitando o pedido de subvenção às empresas que, segundo a prefeitura, garantiria o pagamento dos salários atrasados dos funcionários.
O projeto
O projeto de repasse às empresas chegou a ser enviado duas vezes à Câmara. O primeiro foi rejeitado antes mesmo de ir plenário, ainda na Comissão de Constituição e Justiça, porque não mostrava de forma clara se o dinheiro seria destinado ao pagamento dos trabalhadores.
Um novo projeto chegou a ser protocolado anteontem, último dia de trabalho no Legislativo municipal, mas por falta de assinaturas suficientes dos vereadores a proposta sequer tramitou na Casa.