Acadêmicos de diversos cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac)se manifestaram em frente à reitoria exigindo o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e auxílios durante a suspensão das atividades acadêmicas. O protesto aconteceu na quinta-feira, 2.
Os alunos reivindicaram a manutenção do pagamento de bolsas de assistência, como auxílio moradia, creche, pró-estudo, e passe livre, que foram interrompidas devido aos cortes no orçamento da universidade.
O protesto ocorreu no mesmo dia em que teve início a greve dos professores, que demandam reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, e revogação de normas aprovadas em governos anteriores.
Em resposta, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) explicou que o fechamento do RU visa evitar desperdício de alimentos devido à previsão de diminuição do fluxo de alunos durante a greve dos professores.
No entanto, durante a greve, todos os alunos beneficiários das bolsas ofertadas pela Proaes receberão auxílio alimentação emergencial, que será renovado por 30 dias e reavaliado para possíveis prorrogações, no valor de R$ 250.