Sem uma lei ou decreto, específicos, para suspender o corte de energia e água no Acre, os colaboradores da Energisa seguem com a agenda de cortes em todo o Acre, mesmo em tempo de pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19).
Imagens gravadas por um internauta mostram a ação dos técnicos da concessionária na realização dos cortes na capital Rio Branco.
Esta semana, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou um projeto de lei que visa sustar os cortes de água e energia elétrica em todo território acreano por 90 dias. A matéria deve ser apreciada na próxima semana.
O Notícias da Hora entrou em contato com a Energisa. A empresa disse, por meio de sua assessoria, que tem acompanhado com preocupação a pandemia de COVID-19 e tem adotado todas as medidas de contenção para preservar colaboradores e clientes.
Disse, ainda, que foi criado um Comitê que acompanha a pandemia. Quanto aos cortes, a empresa não deixa claro se fará a suspensão. Apenas diz que “a Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para assegurar a sua continuidade e também proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes”.
Veja a nota
A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações. Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, definir, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta dentre eles as Empresas Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica, no período da pandemia do Covid-19. A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para assegurar a sua continuidade e também proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br ou pelo Call Center, 0800 647 7196. Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.