Após o Notícias da Hora divulgar matéria de que o princípio de incêndio na UTI pediátrica do Into poderia ter ocorrido por falta de manutenção dos condicionadores de ar, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu nota afirmando que a manutenção dos aparelhos estavam em dias.
A denuncia de suposta falta de manutenção nos condicionadores foi feita por uma enfermeira que trabalha na unidade de saúde.
Na nota a secretária informa que a manutenção nos aparelhos foram realizadas no período de 27 de julho a 24 de agosto e que a empresa responsável pelo serviço não informou à Sesacre qualquer necessidade de troca ou substituição de aparelhos.
Veja a nota da Sesacre
Nota de Esclarecimento
A direção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac), informa que as revisões e manutenções dos condicionadores de ar estão em dia, tendo documentos que comprovam as manutenções realizadas em todos os aparelhos da unidade, entre os dias 27 de julho e 24 de agosto.
Durante a prestação do serviço, a empresa não comunicou a direção qualquer necessidade de troca ou substituição dos aparelhos, tendo possíveis problemas de funcionamento sido solucionados pela equipe de profissionais durante esse período.
Após o incidente ocorrido na madrugada deste sábado, 17, iniciado em um ar-condicionado que fica localizado na entrada de acesso à UTI pediátrica do Hospital da Criança, compareceram nesta unidade, o Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Técnica, além dos secretários de Estado Paula Mariano e Jonathan Donadoni, para avaliação dos danos causados.
O laudo com as possíveis causas deve sair nos próximos dias, já a reforma do ambiente afetado, será concluída até a próxima quarta-feira, 21. Não foram registrados óbitos ou pessoas feridas, apenas dano ao patrimônio.
Helen Freitas
Gerente Geral do Into/AC