As Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II, em Rio Branco, estão captando quase dois mil litros por segundo, com uma produção atual de 1.620 litros por segundo. O desempenho é significativo considerando a severa estiagem e o nível crítico do Rio Acre na Capital.
A direção do Serviço de Água e Esgoto (Saerb) confirmou que o trabalho nas ETAs está sendo intensificado para assegurar a continuidade do abastecimento, mesmo durante o período de seca.
"Estamos redobrando nossos esforços para manter a captação e garantir que a população tenha acesso à água potável, apesar das condições adversas. As duas unidades atingiram o máximo de sua capacidade combinada, que é de 1.600 litros por segundo", afirmou a direção da autarquia.
As ETAs, essenciais para o fornecimento de água tratada, operam como fábricas de água potável. O processo de tratamento, que leva cerca de três horas, envolve várias etapas críticas: decantação para remover sujeiras e partículas sólidas, filtragem para purificar a água, e a adição de cloro e flúor para garantir a desinfecção e a eliminação de microorganismos.