De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre, na Capital, subiu quase dois metros em 24 horas. Nesta terça-feira, 17, o manancial registrou 7,48 metros. A elevação ocorre principalmente em decorrência das vazantes nas cabeceiras, como salientou o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador do órgão de defesa no município.
“Tivemos no final da última semana, principalmente no domingo, 15, o aumento no nível das águas do Rio Acre, em Assis Brasil, de 3,50 metros; e, em Xapuri e Capixaba, de mais 2 metros. De ontem, para hoje, tivemos o aumento de mais de três metros em Brasiléia, o que faz elevar o nível do manancial em Rio Branco. Isso mostra que tem chovido bastante nas cabeceiras”, disse Falcão.
O coordenador frisou que na segunda-feira, 16, o manancial apresentava 5,86 metros. “Agora está com 7,48 metros. Sabemos que na Capital somos impactados diretamente por tudo que acontece em alguns munícipios que banham o Rio Acre, com exceção de Porto Acre. O manancial está subindo e baixando de forma muito rápida. Vale também ressaltar que o transbordamento em 2021, foi no dia 10 de fevereiro, e, em 2022, foi no dia 17 de março”, enfatizou o gestor.