..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

“Em vez de ajudar, pessoas apenas filmaram”, diz ONG sobre capivara que foi moída por máquina na ETA

“Em vez de ajudar, pessoas apenas filmaram”, diz ONG sobre capivara que foi moída por máquina na ETA

A morte de uma capivara na ETA da Sobral causou repercussão e indignação de internautas nas redes sociais. Em nota, a Sociedade Amor a Quatro Patas lamentou e lembrou que 

em vez de ajudar providenciando o resgate, pessoas apenas filmaram o animal nadando em um dos tanques da estação de tratamento.

“Em vez de ajudar, pessoas apenas filmaram. Exigimos mais empatia e responsabilidade com a vida animal”, diz a entidade.

Vídeos que circularam na imprensa e nas redes sociais mostram a capivara nadando em um dos tanques da ETA e em seguida os restos mortais do animal sendo retirados por trabalhadores de uma das bombas.

WhatsApp_Image_2025-03-10_at_21.14.37.jpeg

O que disse o Saerb

Após a repercussão do caso, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco informou que a capivara foi avistada na lagoa de captação no dia 28 de fevereiro passado e que o Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, apesar das tentativas de resgate, o animal conseguiu escapar da abordagem e permaneceu na lagoa nos dias 1 e 2 de março. Durante esse período, o Saerb seguiu em contato com os Bombeiros e adotou todas as providências cabíveis, registrando os protocolos nº 4388, 5699 e 7868.

No dia 3 deste mês, às 14h, a equipe técnica decidiu desligar a bomba da captação, priorizando a segurança sanitária. No entanto, infelizmente, o animal já havia falecido antes da interrupção do sistema. O Saerb destacou que a qualidade da água não foi comprometida pelo ocorrido.

“Os operadores da ETA realizam análises a cada duas horas, e o laboratório do órgão faz testes diários, seguindo as diretrizes da Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde. A fiscalização é feita desde a captação até a distribuição, garantindo que a água chegue às residências dentro dos padrões de qualidade. Além disso, o Saerb conta com biólogos e laboratoristas especializados para manter o controle rigoroso da potabilidade da água”, destacou a autarquia.