Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas registram que Jesus morreu às 3 horas da tarde de uma sexta-feira e ressuscitou na madrugada do domingo seguinte.
A morte e ressurreição de Cristo estão entre os dois principais acontecimentos do mundo cristão e são narrados por meio de uma encenação durante a Sexta-feira Santa.
Em Rio Branco, a frente do palácio do governo do Acre, no centro da cidade, é o palco da encenação que conta com a presença de uma multidão de espectadores em cadeiras, arquibancada e nos arredores da sede do governo.
Nesta Sexta-feira Santa (7) não foi diferente. Apesar da chuva, milhares de pessoas se reuniram para assistir e se emocionar com a peça teatral que conta as fases do sofrimento, crucificação e morte de Jesus na cruz.
O coral foi um espetáculo à parte à medida em que as cenas da Paixão de Cristo eram interpretadas.
“Eu não perco uma só encenação. É um momento de reviver tudo que Jesus sofreu por nós”, conta o autônomo Genival Santos de Souza.
Bernardo William Silva é evangélico e assistiu tudo atentamente. Para ele, um momento de reflexão. “Quando eu venho reflito o quanto Cristo sofreu pela humanidade.”
A encenação de Cristo é parte da programação da Semana Santa da igreja católica que tem ainda a Procissão do Cristo Morto, o Alvorecer da Ressurreição e a missa do Domingo de Páscoa.