A Rede Acreana de Negócios Sustentáveis (RANS), o Earth Innovation Institute (EII) e parceiros realiza nesta quinta-feira, 4, o Encontro de Diálogo para Futuros Negócios de Baixas Emissões do Estado do Acre entre produtores e empresários locais com o propósito de identificar oportunidades comerciais às cooperativas do Acre. O evento será às 8h, no auditório do Hotel Nobile Suítes Gran Lumni.
Durante o encontro cada empresário convidado falará sobre a forma adequada para que os produtos possam chegar ao mercado local com os requisitos necessários para serem comercializados até o consumidor final.
Segundo a coordenadora do programa de tutoria, Dra. Nazaré Macedo, o evento tem como objetivo trazer um diálogo entre os dois componentes. “Para os produtores é interessante para que possam entender a oportunidade que estão tendo para melhorar cada vez mais os produtos regionais e colocá-los no mercado. Para os empresários, eles terão a oportunidade de conhecer produtos inovadores que existem na região, como a farinha com castanha, por exemplo. Haverá muitos produtos expostos para que todos conheçam as potencialidades da nossa agricultura familiar”, explicou.
Investir em uma economia de baixo carbono não somente contribui para a preservação do ecossistema, mas também é atrativo para os negócios.
De acordo com a coordenadora regional do EII, Elsa Mendoza, o encontro é um momento de mostrar que os pequenos produtores podem produzir em áreas pequenas e podem ser conhecidos como produtos plus. “Isso significa que os produtores estão conservando o meio ambiente e querem oferecer para mercados diferenciados que reconhecem esse valor. Essas cooperativas vêm de todo o Acre, então por que não o mercado local, nacional e internacional assumir e comprar os produtos regionais? É preciso valorizar o que é produzido aqui”, enfatizou Elsa.
Atualmente, o desafio do pequeno produtor é se envolver e ser ator principal deste modelo de mercado, porém só conseguirá ultrapassar esse obstáculo se participar ativamente e tiver oportunidade de conhecer e entender os novos mercados associados a uma economia de baixas emissões.
A RANS está trazendo dez cooperativas, de sete municípios do Acre, e vem fortalecendo os negócios de forma sustentável. “Esse tipo de conexão entre os empreendimentos e produtores ajuda a desenvolver oportunidades de negócios ampliando e agregando valor aos produtos das cooperativas”, enfatizou o representante da Rede, Luzivan de Melo Lopes.
Estarão presentes no encontro 10 cooperativas mostrando seus produtos aos empresários Adem Araújo (Grupo Araújo), Racene Cameli (Supermercados Cameli/CZS), Beto Moreto (Café Contri), França Frysthm da Silva (diretor operacional do Mercale),além de autoridades do executivo estadual.