..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Enquanto Bocalom fala em ônibus elétricos, Rio Branco sofre com falta de abrigos para passageiros

Enquanto Bocalom fala em ônibus elétricos, Rio Branco sofre com falta de abrigos para passageiros

Depois que o prefeito Tião Bocalom foi à Europa conhecer a inovadora tecnologia dos ônibus elétricos, moradores de Rio Branco resolveram mostrar ao chefe do Executivo municipal que a prioridade de quem precisa do transporte coletivo na capital é outra.

Além das péssimas condições das ruas e dos ônibus, os usuários, sobretudo aqueles que moram nos lugares mais distantes do Centro, sofrem com a falta de simples abrigos em pontos de transporte coletivo.

Bastaria boa vontade, algumas telhas, madeira, prego e gente para fazer. Mas não é o que ocorre.

Na Estrada Irineu Serra, por exemplo, os próprios moradores se encarregaram de construir abrigos, relata o jornalista Altino Machado.

WhatsApp_Image_2021-11-08_at_17.49.48-2.jpeg

“Há mais de uma semana, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, está deslumbrado em suas redes sociais com o que vê na Europa, sobretudo em relação a transporte público. Este é um dos pontos de ônibus de nossa Glasgow, aqui no bairro Irineu Serra, construído pelos moradores. Acorda, prefeito.”

O policial penal e sindicalista Janes Peteca tem uma prioridade rural na Estrada do Quixadá e contou que no local há pontos de ônibus com cobertura de tampa de caixa d'água.

“Chegamos ao 11º mês de gestão Bocalom e o transporte coletivo só anda pra trás, embora recebendo subsídio. A cidade não tem nem parada de ônibus decente e fala em ônibus elétrico. Pode ser uma boa ideia, ônibus elétrico, desde que a Energisa não ponha preço na tarifa. Mas o transporte poderia começar a melhorar na parada de embarque do passageiro desde ontem. Não custa nada. Enviei um ofício ao Imac/Ibama pedindo madeira apreendida. Mande seus arquitetos desenhar umas guaritas que nos protejam do Sol e da chuva. Agrade os usuários de ônibus, seus eleitores, contribuintes, seus patrões. Até agora só ajudou os donos do negócio de carregar gente como gado”, alertou.

WhatsApp_Image_2021-11-08_at_17.49.48.jpeg

Bocalom anunciou que Rio Branco terá 10 ônibus elétricos em 2022

Ao visitar a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, o Tião Bocalom afirmou que até o fim de 2022 a prefeitura de Rio Branco terá adquirido cerca de 10 ônibus elétricos e que ao fim de seu mandato a capital do Acre contará com mais 50% do transporte coletivo movido a eletricidade circulando nas ruas.

A ideia é adquirir os veículos por meio de uma empresa municipal de transporte coletivo, proposta que ainda é embrionária, mas que já foi anunciada pelo prefeito e deve virar projeto para posterior aprovação na Câmara Municipal de Rio Branco.

“Até o final do ano que vem podemos ter pelo menos 10 ônibus, e até o final do nosso mandato eu penso que a prefeitura vai ter uma frota de ônibus elétricos com mais de 50% de ônibus rodando na empresa da prefeitura. Vai ser muito bom quando a gente tiver com alguns desses ônibus rodando”, disse.

Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Normando Sales, Bocalom chegou a andar de ônibus elétrico no pátio da Mercedes. Ele também afirmou que esses veículos ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes.

WhatsApp_Image_2021-11-08_at_17.49.36.jpeg